quinta-feira, dezembro 18, 2008

Inspirada no Pava

Acabei de ler um post do Pava sobre livro (Livros só mudam pessoas) e fiquei de coração acelerado. Vou explicar : Eu adoro ler !! Leio até bula de remédios. É sério. Passei um período da minha pequena vida (ainda sou uma criança né ?) sem ler alguns coisas que eu gosto por conta da loucura/correria diária de trabalho, faculdade, igreja (sim igreja)... mas aproveitando o post do Pava fiquei inspirada em contar como começou a minha história com a leitura.
Meu pai, é um homem que não terminou os estudos, ele tem 61 anos e só estudou até o 5º ano que na época chamavam científico mas com tudo isso sempre leu muito, é louco simplesmente louco por palavras cruzadas.
Meu querido pai também adora revistas em quadrinhos, HQ... ou seja lá o nome que dá na sua cidade. Ele sempre leu Marvel e também a Turma da Mônica e quando eu comecei a alfabetização meu sonho era, claro, ler a revista da dentuça.
Mas se você pensa que foi isso que ele me deixou ler logo, engano seu. Eu vivia olhando as figuras das revistinhas e ficava com elas durante a noite no quarto e um dia ele chegou e me disse :
- Só vou deixar você ler Turma da Mônica se você primeiro ler esse jornal.
Ahhh como isso me deixou frustrada !!! Imagina uma criança de 6 anos lendo jornal ? Fala sério né ? Detalhe : o jornal já estava pra lá de amarelo !!! Mas tudo bem, pensei eu, depois eu só vou ler a revista da Mônica mesmo. rsrs
No dia seguinte, ele me trouxe o jornal e um outro livrinho grosso, velho e já rabiscado nas laterais.
Me disse o seguinte a respeito do livrinho grosso :
- Isso aqui é um dicionário, a palavra que você ler no jornal e não entender, você vai marcar e procurar para saber o significado dela aqui no dicionário.
ok, pensei eu. Vamos lá.
Eu só li duas matérias, marquei inúmeras palavras, e quando eu percebi estava realmente gostando de ler o bendito jornal já amarelo.
Hoje, agradeço ao meu pai por isso. Gosto muito de ler e é claro também fiquei viciada nas palavras cruzadas. Elas ajudam muito também. Confesso que esse ano não li muito, nem a bíblia eu li direito e aconteceram tantas coisas em 2008 (qualquer hora eu falo sobre isso) mas ao final desse ano descobri através do meu tio Guilherme, o site do Ricardo Gondim e logo em seguida o blog do Pava, que eu odiei a primeira vez que li rsrs e por conta desse "ódio" resolvi acompanhar esse cara para ver até onde ele ia !! Aos poucos fui me identificando com muitas coisas e como foi bom descobrir esse blog que eu adoro, e através dele descobri outros e tem sido muito bom.
ahh tá, eu tô rasgando seda para o Pava mas e daí ? É claro que nem tudo que eu leio eu concordo mas faz parte né ? Acho que esse é o legal do blog, te incentiva a pensar, a buscar suas próprias opiniões....

Em 2009 eu pretendo ler muito. Tenho uma lista de livros que quero ler e e outros que quero e preciso reler. Também desejo muito voltar a ler a bíblia diariamente como fazia quando eu lia para a minha avó querida (ahh tb tem essa história.... caramba, como eu tenho história !!! ).

Então, vou fazer campanha junto com o Pava para a leitura em 2009. E se você não puder comprar livros, assim como eu, que já faz um tempo que não tenho grana disponível. Faça uma visita ao domínio público (www.dominiopublico.gov.br) e baixe os livros lá. É claro, que no início talvez você sinta um pouco de dificuldade por não estar com um livro nas mãos mas o site é uma boa opção para quem está sem grana e quer ler bons livros.


Ahh !! Meus dois sobrinhos já foram picados pelo vício da palavra cruzada. Tem guerra em casa por causa disso. :)

Um comentário:

Anônimo disse...

A história do seu pai me lembrou do meu.. Mesmo com pouco estudo, ele é apaixonado pela leitura, palavras cruzadas sempre foram uma constante em casa... Mas no caso dele, eram romances policiais ao invés de quadrinhos :)

Boa sorte no próximo ano, boa leitura!